quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A Escola no Novo Milênio

       

        A ciência e a tecnologia avançam a passos tão rápidos, que a era da informática, ao chegar, encontrou uma escola despreparada para recebê-la;cada vez com mais dificuldades em competir com a  televisão, “educadora absolutaem tantas famílias onde, pai e mãe não têm mais tempo para os filhos, ou estes não são prioridade.
A escola precisa instruir-se e aparelhar-se para evoluir, lado a lado com essas maravilhas que trazem o progresso; porém tem a obrigação de saber separar o “joio do trigo.”
O novo milênio trouxe consigo a pressa que toma conta das pessoas. Nãomais tempo para sorrir; para conversar; olhar nos olhos; dar um abraço.. e muito menos, para dizer: “Eu te amo!”
Os jovens trancam-se num quarto e ficam durante horas na internet, a conversar com amigos virtuais, num mundo à parte que pode ser muito perigoso. E o que é mais preocupante, em tantos casos, totalmente desconhecido para os pais.          
A informática substituiu as pessoas em muitas atividades, porém, jamais poderá substituir a família e os professores!
Compete à escola do novo milênio, não permitir que o indivíduo seja suplantado pela máquina ou que nela se transforme. A escola tem como missão formar cidadãos e não, fabricar robôs.
Para isso, entretanto, precisa ser valorizada, precisa repensar a prática de ensino, abrangendo a comunidade familiar, a fim de poder acompanhar a corrida vertiginosa dos novos tempos, empenhando-se no resgate dos valores éticos e morais.
Nós, educadores, queremos, em meio a esse turbilhão de informações; em meio a esses “enlatados” importados, que os induzem, sutilmente a digerir, ver surgirem homens e mulheres com discernimento, sabendo usar para o bem essas maravilhosas tecnologias mais avançadas; valorizando-se como seres humanos, com consciência de sua cidadania, amando e respeitando o próximo, a família, a pátria...
Tenho esperança, nesta nova era, que as famílias e os educadores se empenhem com muito amor, fazendo  fluir nos educandos esses valores que lhes são intrínsecos!
O maior dos pedagogos que este mundo viu: Jesus Cristo, haverá de inspirar-nos para que sejamos verdadeiramente apaixonados pela missão que nos foi confiada!
Assim, juntas, família e escola, poderão formar, neste novo milênio, seres humanos mais próximos daqueles que Ele idealizou.

 Zulma de Bem

Imagem: Google

Respeite os direitos autorais.

Um comentário:

  1. Zulma, já sou sua fã. Cada vez que tem texto teu no Blog, faço questão de ler. São textos bem escritos, bem pensados, atuais e de grande aprendizado.

    ResponderExcluir