Outros Projetos



Mostra Indígena
Maio de 2018
Projeto desenvolvido pela professora Nìcias Dória Martins Sauer, membro da Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos, no Espaço Cultural Albano Hartz.













Projeto Biblioteca Comunitária Marieta Constante

23 de abril de 2015
Foi uma ideia, se transformou em ação, recebeu apoiadores e colaboradores .Transformou-se a idéia que nasceu no dia da formatura das Mulheres da Paz da Vila Diehl no projeto da Alvales - Biblioteca Comunitária Marieta Constante da Silva.Transformou-se em realidade com a inauguração do espaço neste dia 23 de abril de 2015, marcando a existência de mais um espaço de cultura e integração na nossa cidade.

Muito obrigada a todos que colaboraram !
E já temos leitores!


Momentos registrados em que a experiência do sr.Carlos Poisl encantou a todos, os jovens surpreenderam com sua poesia realista e profunda, nossa primeira dama externou sua integração na vontade de conquistas para as comunidades , os amigos,equipe do Pronasci, integrantes da Alvales, do Lions e autoridades compartilharam do momento e a música da Orquestra de Sopros de NH tornou o encontro ainda mais bonito.

Continuamos na coleta de livros e na construção de mais atividades para que a Biblioteca Comunitária Marieta Constante seja ferramenta de melhorias e construção social.


Que tal?
Está ficando muito legal, não está?
Obrigada aos que estão se empenhando para que o projeto se torne concreto.


















18 de julho de 2015

    Tarde de colocar ordem na casa! Novo espaço, mais adequado, iluminado e arejado! Nova etapa da nossa Biblioteca.



Porfessora Luna ministra aula ao ar livre.









Mais fotos da biblioteca Marieta Constante












Projeto Autor Local
A ALVALES fez uma parceria com as Livrarias Cultural Store, Flama e Ex-Libris, nas quais os autores de toda a região terão um local de destaque e identificado, para valorizar suas obras e evitar que elas se percam no meio de tantos títulos e não sejam visualizadas pelo cliente que procura um livro para comprar. 

Livrarias parceiras




A Alvales criou um display para indicar as obras dos autores regionais para os leitores nas livrarias parceiras.







A Livraria CULTURAL STORE, local onde a Alvales promove o PROJETO CULT CAFÉ & ALVALES, na área coberta da  FEEVALE CAMPUS II, também é parceira dos autores locais, colocando suas obras em destaque e identificadas pelo display da ACADEMIA, que agradece à ELIZANDRA e ao DANIEL, pelo gentil acolhimento.








Alvales Nativista
A Alvales  criou mais uma atividade a Alvales Nativista. Dela fazem parte nomes de peso. Já podemos visionar grandes eventos.




Sacolas Literárias
Com o objetivo de incentivar a leitura, a Alvales organizou 5 sacolas com 20 livros cada uma, com a apoio dos escritores da Alvales, de amigos da Feira do Livro, da Agrícola do Vale e do Lions Terceiro Milênio. Duzentos volumes de obras serão entregues para o Reginarte (que os colocará à disposição da comunidade nas Unidades de Saúde ). Ficará a cargo do Reginarte a administração das Sacolas Literárias. Sempre que necessário a Alvales reabastecerá as sacolas com livros.





Confraria da Leitura
Uma vez por mês, na livraria Ex-Libris, escritores da Alvales e convidados se reúnem para discutir uma obra literária de interesse comum, sob a mediação de Eloisa Moura.



Projeto Jornal Viaduto
A Alvales dispõe de uma coluna no Jornal Viaduto na qual seus associados podem apresentar sua obra. O projeto está sob a coordenação de Aida Pietzarka.













Projeto Fábrica do Saber

 A Fábrica do saber é uma biblioteca comunitária, coordenada pela SMES/NH e vinculada à EMEF Presidente Nilo Peçanha. A biblioteca possui acervo infantil juvenil e adulto disponíveis para empréstimo. Ela dispõe de ambiente para leitura, trabalhos em grupos e contação de histórias. Os escritores da Alvales fazem atividades para alunos na Fábrica do saber, como contação de histórias e leitura de poesias e textos diversos. Abaixo fotos da participação dos escritores da Alvales.









Escritoras Lydia Kehl e Zulma de Bem

Junho de 2018

As escritoras Lydia Kehl e Zulma Trindade estiveram na Fábrica do Saber falando às crianças sobre sua obra e sua participação na Alvales, numa parceria que já dura bastante tampo.








Anngela Antoneli

Dia 21/5/2018
A escritora da Alvales Anngela Antoneli teve  um encontro com os alunos da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo na Fábrica do Saber, ocasião em que falou sobre o planeta azul e, segundo suas palavras, "como nós podemos ser curadores da terra. Passei para eles a ideia de que somos como cata-ventos e que nossa energia vem dos pensamentos, emoções, palavras e ações".

Jorge Hansen











19 de agosto de 2015
Mais uma visita dos escritores da Alvales à Fábrica do Saber. Desta vez fora Cleo Boa Nova e Luana Jenifer. Tarde especial com a 4ªC da Emef Nilo Peçanha.
















24 de junho de 2015
Os integrantes da Academia Literária - Alvales, Carmen Gomes, Jorge Remi Hansen e Lydia Kehl, participaram mais uma vez da contação de histórias na Fábrica do Saber.Eles conversaram sobre seus contos e poemas com os alunos do 5º ano B, da professora Madeilane  - EMEF Nilo Peçanha.

Foi muito bom!

As crianças adoraram!!





















12 de março de 2015

A acadêmica Cacá Melo conta a história do seu livro "Dente Mole" para os alunos da  Nilo Peçanha.
























17 de novembro de 2014

Os acadêmicos Cleo Boa Nova e Cármen Gomes  estiveram na Fábrica do Saber, lendo seus textos e fazendo um bate-papo com os alunos EMEF Nilo Peçanha.








25 de agosto de 2014

As escritoras, acadêmicas da Alvales, Luana Jenifer e Cármen Gomes, estiveram na Fábrica do Saber e conversaram com os alunos do 4º ano da EMEF Nilo Peçanha sobre seus trabalhos como escritoras. Luana também desenvolveu uma proposta de texto coletivo com os alunos, que já está disponível no blog da Alvales.

 




20 de maio de 2014

 Primeiro encontro com escritores da Alvales do ano. 

A turma participante foi o 5º ano C, da EMEF Nilo Peçanha, junto com sua professora Adriana. As escritoras falaram sobre suas publicações e doaram livros para o espaço da Fábrica do Saber. Também foi um momento de leitura dos contos e poemas, lidos pelas próprias escritoras e pelos alunos participantes. A Presidente da ALVALES, Renate Gigel, esteve presente nesse primeiro encontro para dar as boas vindas ao início da parceria deste ano. Participaram do encontro as acadêmicas Cármen Gomes, Liti Belinha, Eloisa Moura e a presidente da Alvales Renate Gigel.




























28 de novembro de 2013
O espírito natalino tomou conta da Fábrica do Saber.



 A escritora leopoldense, acadêmica da Alvales, Marly Leiria visitou novamente, agora para contar alguns contos natalinos de sua autoria. A Profº Nícias, também acadêmica da Alvales, como a "Mamãe Noel", também contou algumas histórias. As turmas da escola Recanto da Criança e EMEF Nilo Peçanha (2º e 3º ano), além de ouvirem histórias, foram presenteados pela escritora Marly Leiria com um livro de sua autoria: "O coelho Julico". Saíram felizes com o livro nas mãos! É isso aí! Presentear com livros é tudo de bom!

















2 de agosto de 2013


Escritora Zulma Trindade de Bem lançando seu livro "Lampejos da Alma" para os alunos do 7º ano da EMEF Nilo Peçanha. Os alunos foram acompanhados pela professora Simoni.





28 de junho de 2013

Os alunos do 6º ano B da EMEF Nilo Peçanha, juntamente com a Profª Simoní, visitaram a Fábrica do Saber para conhecer o trabalho da escritora Carmem Gomes. A escritora a membro da ALVALES e já tem mais de 80 contos e crônicas publicados. Carmem conversou com os alunos sobre a sua trajetória como escritora e leu um dos seus contos. A Profª Nícias foi a mediadora do evento.



28 de maio de 2013

A escritoraMarly Leiria, acadêmica da Alvales, contou a história "A xícara encantada" para os alunos do 3º ano (Profª Maria Helena) da EMEF Nilo Peçanha. Essa história é do seu livro "Fábulas encantadas".





3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Sou bibliotecária da Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo, e gostaria de fazer-lhes uma sugestão para o Blog. Gostaria de lhes propor a criação de um espaço chamado BIOGRAFIA, no qual sejam apresentados os dados dos escritores associados à AVALES, pois esse serviço para nós bibliotecários é muito importante,para completarmos os dados de autoria dos livros que registramos em nossos sistemas de biblioteca.
    Os escritores que possuem seus livros depositados na Biblioteca Nacional, conseguimos acessar seus dados, porém, aqueles que não fazem o depósito legal dos livros, fica difícil encontrar os dados referentes a nascimento, titulações, etc.
    Muito obrigada por sua atenção.
    Me perdoem por não ser exatamente o local apropriado para isso, mas não encontrei nenhum espaço para contato.
    Atenciosamente,
    Flávia da Cruz Brandão
    Bibliotecária
    EMEF Monteiro Lobato
    Novo Hamburgo - RS

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!

    Também gostaria dessa informação e as obras publicadas desses autores e as temáticas tratadas.

    At. Patrícia M.

    ResponderExcluir