segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Tranqueiras



Em busca de dias de descanso, à beira de um mar mais convidativo e mais aquecido, após o Natal, de mala e cuia, saímos em direção à dita Ilha da Fantasia, Florianópolis, que agora com a BR101 ainda com poucos trechos a construir, tornou-se mais próxima para nós,  gaúchos.

          Tudo foi tranquilo até atingirmos a cidade de Tubarão, passando a usina de carvão, o trânsito começou a ficar lento, parando e andando a passo de tartaruga. Para encurtar, ao apagar da luzes de 2014, ficamos na estrada por seis horas seguidas,  o  tempo previsto para esta viagem  e nós levamos doze . Para  nos desesperar ainda mais , num determinado momento, ao nosso lado, um enorme caminhão, acelerou e bateu num carro parado, e após colidir, ainda continuou a acelerar, e o motorista do carro desceu, mas o condutor do caminhão continuou a pisar no acelerador. Minha filha colocou a mão na buzina, e eu fazia sinal e gritava para o motorista do caminhão que parecia não ver o carro à sua frente. Felizmente não houve danos maiores, mas a tensão foi grande.

             Para compensar, após a travessia da ponte sobre a  Lagoa do Imaruí em Laguna, o  engarrafamento  acabou e ainda nos deslumbramos com a megaponte que ali está sendo construída, com muito atraso, mas uma grandiosa obra da engenharia brasileira. E para apagar de vez, o sufoco e tranqueira da estrada e amenizar o calor abrasivo dos últimos dias do ano, desfrutamos de um mar calmo e morno com o aconchego da família, à sombra das amendoeiras e até de quando em vez, com a visita inesperada de um lagarto, que mora na  vegetação próxima e que era o encanto e susto da garotada.

           Que para 2015 nosso governo, em lugar de aceitar tantas montadoras de carro, invista mais nas estradas, que estão cada vez  mais apinhadas e congestionadas, para que possamos, sem tantas tranqueiras, ter acesso  mais fácil aos lugares paradisíacos desta terra abençoada por Deus e bonita por natureza.

                                           Terezinha Brandenburger
Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário