sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O Rufar dos Tambores




Nesta época do ano, quando os ipês e as azáleas  florescem e as orquídeas  desabrocham no tronco das árvores, ouço tambores rufando no meu imaginário e os meus olhos parecem visualizar estudantes perfilados pelas ruas em marcha ritmada. Isto é conseqüência do meu tempo de escola e professora, quando era assim. Horas de ensaios para as comemorações cívicas e desfiles. Longas explanações sobre os acontecimentos históricos do “7 de setembro”, sempre enaltecendo seus heróis. Sinto saudades daquele tempo inocente e admiro aqueles que ainda o fazem hoje, embora sem tanto entusiasmo. Ainda acredito que a família em parceria com a escola conseguem formar brasileiros mais conscientes que se transformarão em políticos mais interessados no bem desta nossa gigante nação brasileira.

Terezinha Brandenburger
Imagem: Google

Um comentário:

  1. Relamente Terezinha, a parceria entre escola e família é o meio para a formação de cidadãos conscientes e ativos, e sinto saudades também desta época em que se valorizava as tradições. Neste tempo, as escolas eram mais exigentes, o estudo mais difícil, mas a qualidade era muito melhor. Seja pelo fato de que havia uma reprovação certa se não alcançasse os objetivos, seja pela dinâmica das aulas em que as crianças copiavam quadros e mais quadros, ou pela inocência das professoras, que eram os seres mais importantes naquele mundo fantasioso da educação tradicional. Funcionou para mim, e para mais tantos... A educação mudou, e está melhor, não nego, mas nem todas as escolas compreenderam as mudanças e perderam muito na qualidade. Mas já escrevi demais, e deixo então meus parabéns pelo seu texto, porque me fez refletir e me deixou saudosa do meu tempo de escola... Abraços!!!

    ResponderExcluir