quinta-feira, 31 de julho de 2014

190 Anos de Imigração Alemã







Busco traçar paralelos entre os idos 1824 e muitos anos depois em que aqui cheguei.

Deixo-me levar por lembranças que vêm desde o embalar de ondas no mar, de um mar sem fim, ao que parece, e da ansiosa expectativa de ver a costa que se aproxima.

É um misto de emoções fortes e que duram, penso eu, até o fim da existência de cada um que vivenciou a partida, carregada de antecipada saudade do que vai deixar para trás e da inquietude de ir para o desconhecido. Ficam amores e cores, vão baús e sonhos.

O que será que sentiram os que tiveram que enfrentar uma natureza tão agreste e de onde tinham que tirar seu sustento? Como puderam passar aos filhos a segurança e abrigo se tantos momentos de desolação os alcançavam? Será que a busca de uma nova vida, no novo mundo, seria uma feliz escolha ou uma batalha? Quantos vieram em busca do paraíso?

Os longos anos de colonização deixam respostas que ainda encontramos no dia a dia, olhando a edificação de cidades, onde os vestígios arquitetônicos ainda demonstram a força de quem esculpiu as primeiras toras. As torres das igrejas ainda despontam entre os arranha-céus, documentando a fé que os norteou e não permitiu que fraquejassem diante das dificuldades.

As escolas são símbolo de sua convicção de que para o homem ser completo a educação é imprescindível.

Os jardins cuidados, as flores, o pomar, o cultivo da música, da arte manual e da preservação da reunião da família ao redor da mesa são marcas indeléveis no cotidiano de tantos que podem chamar de seus ancestrais a estes destemidos construtores de uma nova vida, uma nova era, uma nova pátria, que aprenderam a amar intensamente e lhe legaram seus filhos e seu trabalho.

Parabéns!

190 anos de história.

 

Renate Gigel
Imagem: Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário