quarta-feira, 22 de abril de 2015

O Retrato

                   
Foto: Acervo Terezinha Brandenburger

Ele é antigo e as pessoas que nele estão retradadas são de outra época. As roupas, os cabelos e até as poses, são de outro tempo. Para mim, ele tem grande significado, pois nele estão meus avós maternos, meus pais, tios e primos. Ele foi tirada num aniversário do meu avô na casa deles, em 1948 e o cenário ao fundo, são taquareiras que ficavam em frente à casa.

Tenho grande apreço por ele, pois traz à minha lembrança, os domingos maravilhosos que lá passamos, os encontros com os familiares que eram muitos, pois meus avós tiveram 13 filhos. Os almoços, as sobremesas, os cafés da tarde, as lavações das louças... era uma comilança sem fim e tudo feito em casa.

As matanças dos porcos, a hora da ordenha das vacas, o quintal repleto de árvores frutíferas, enfim um cem número de atrações que enchiam nossa infância de prazeres.  E o que mexe também comigo nesta foto, é que ela foi a minha primeira foto, já que naquele tempo não exista como hoje foto instantânea que,   graças à moderna tecnologia, já é tirada no útero materno, e os fotógrafos eram poucos e as fotos caras.

Porém se tivesse que escolher, optaria por uma infância com poucas fotos, mas bem vivida, como foi a minha.


Terezinha Brandenburger

Nenhum comentário:

Postar um comentário