domingo, 15 de abril de 2012

OUTONO




         Foi num domingo de sol, enquanto íamos para a serra, num mês de abril, que eu descobri o outono.
         Ao contemplar a paisagem pela janela do carro, comecei a perceber que o sol tinha uma luz diferente, mais tarde senti que tinha, também, um calor diferente.
         Até aquele momento eu gostava do verão por causa do calor, férias, praia e da primavera, porque era um pré-verão que ainda nos brindava com muitas flores e uma profusão de cheiros.
         Mas como eu havia deixado o outono passar despercebido? Vocês já pararam para observar a luz do sol no outono? Ela é diferente, é a luz que eu vejo nos quadros do Monet, é uma luz cheia de mistérios, me faz lembrar filme antigo, foto preto e branco, um final de tarde no campo.
         E o calor então? Ele não queima, não arde, ele aquece, é um calor de aconchego, de início de namoro, um calor de primeiro beijo, com gosto de pitanga madura.
         É no outono que podemos nos lambuzar, comendo fruta do conde, podemos pintar um quadro cheio de luz , ou apenas passear abraçados no friozinho do final da tarde.
         Aproveitem! Saiam para a rua! Vão até a praça descobrir o outono. Ainda dá tempo.

Aida Pietzarka

Imagem: Google

Respeite os direitos autorais.


2 comentários:

  1. O Outono é minha estação favorita! Amo suas cores, seus odores e a sensação que me passa quando envaidece todas as estações que moram dentro de mim.....

    Realmente, quando o dia nos afuguenta e sentimos a urgência de renovação, nada como um passeio pela Rota Romântica em plena tarde outonal.....Teu texo Aida, me embalou, acarinhou e me levou serra acima em plenas lembranças de plenas estações.....

    ResponderExcluir
  2. Renate Gigel

    Se tivessemos o dom de perceber todas as nuances de cada dia, de cada estação, de cada momento, de cada olhar, seríamos tão mais imensamente completos e felizes....que bom que existiu este outono visto pela janela, do carro e da alma.

    ResponderExcluir