quinta-feira, 19 de julho de 2012

Problemas ou Desafios?

Em seu livro "Alegria", Osho afirma que a iluminação é o profundo entendimento, que não existem problemas.
Achei essa afirmação absurda no momento em que a li algum tempo atrás, mas seguidamente esse assunto voltava à minha mente, e os últimos acontecimentos me fizeram entender o que ele brilhantemente pregava.
O que nós batizamos de problemas teria uma denominação mais apropriada se chamássemos de DESAFIOS.
Todas as adversidades e obstáculos que encontramos em nosso caminho, se os vermos como desafios, deixarão de ser problemas.
Eu sou desafiada a fazer duas cirurgias num ano, ficar internada em hospital público e sair inteira delas. Eu poderia ter tido dois grandes problemas. Mas fiz de conta que estava fazendo um retiro num hotel cinco estrelas e tendo oportunidade de conhecer novas pessoas e me tornar PHD em diverticulite. Então, esses problemas foram transformados em desafios e superados com louvor.

Se você acreditar que problemas não existem, conseguirá usar uma bolsa de colostomia por nove meses e só tirar boas lições disso.
Em nosso dia a dia, deparamo-nos com muitos supostos problemas: é a atendente do órgão público que logo de manhã já nos presenteia com seu mau humor e não nos ajuda em nada. Pessoas destemperadas e imaturas que são estúpidas de uma forma gratuita, a vendedora que, ao invés de nos dar atenção, fica conversando com a colega...e inúmeras outras situações, corriqueiras ou mais sérias, que poderemos ter a sabedoria de transformar em desafios.
A grandeza está na forma que encontramos para transformar para o problema em desafio.
Se ficarmos sentadas, chorando, porque estamos enfrentando uma situação "diferente", aí teremos um grande problema. Mas se você encarar tudo como um grande desafio, estiver sempre "desarmada", acreditar que a pessoa que está na sua frente também é um filho de Deus e ver tudo como uma grande brincadeira, o teu crescimento e tua superação serão como medalhas conquistadas por honra ao mérito.
 Deixe de olhar somente o lado sombrio dos acontecimentos, aprenda com as plantas a crescer em direção a luz e você terá dado o primeiro passo em direção a SABEDORIA.
Deixo, então, com você a liberdade de escolha: Você quer ter PROBLEMAS ou DESAFIOS?
Aida Pietzarka
Imagens: Google
Respeite os direitos autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário